domingo, 9 de novembro de 2008

WorkShop de Design FMU


Os amigos que me conhecem sabem que não gosto de trabalhar em algo impossível de ser produzido na realidade. Coisas fantasiosas e projetos luxuosos aonde o custo é fora da realidade são alguns exemplos de produtos que não me atraem nos dias de hoje.

Mas como para tudo existe excessões, tivemos um briefing interessante: Projetar algo que não pudesse ser fabricado. Isso mesmo! A intenção era projetar algo conceitual, algo com traços futuristas que não fosse para os dias de hoje, e sim para os dias de amanhã.

Lembro-me bem como foi pedido: "Para pesquisar, assistam Minority Report. E para projetar, vocês vão viajar na maionese". Foi dai que busquei o conceito de Empatia (clique na figura acima, para entender melhor o conceito).


Como Funciona?


A ideia é compartilhar um sentimento entre duas ou mais pessoas que estejam usando o sensor. Você o coloca na cabeça e ele automaticamente poderá transmitir dados do seu "interior" para oura pessoa que também esteja usando o aparelho.

Com uma tecnologia ainda desconhecida, ele desaparece assim que se encaixa entre as orelhas, se tornando algo desapercebido aos olhos nus. Ou seja, pode-se usar ao decorrer do dia e em qualquer situação conveniente.

Seria uma ótima ferramenta para compreendermos aquele filho rebelde ou aquele marido que sempre parecem estar em outro mundo não é mesmo? rs.

Tentei ao máximo deixar o projeto com caracteristicas simples, tanto na forma, quanto ergonomicamente. Leve e de fácil uso, só preciso da tecnologia e de um material que "suma" ao ser usado.

Gostei do resultado, e se quiserem prestigiar, a prancha do produto esta exposta na "Workshop de Design, Moda e Arquitetura" que acontece no mês de novembro no auditório da FMU do Campus Vila Mariana (em frente ao metro Vila Mariana).

Grande abraço a todos!

sábado, 8 de novembro de 2008

Concurso "Uma Xícara Brasileira de Cerâmica para café"


Essa é a Xícara Nordestina, desenvolvida no primeiro semestre de 2008. Foi um projeto que realizei pela faculdade para participar do concurso promovido pela Abceram (Associação Brasileira de Cerâmica).

Ela é baseada no contraste existente entre as castigadas regiões áridas e as lindas paisagens das savanas do nordeste brasileiro. De um lado, os "chãos" rachados com a escassez da água. Do outro, águas cristalinas das bacias e a bela vista da Chapada Diamantina.

Infelizmente tive que abrir mão de muitos aspectos importantes, devido a oficina e o maquinário limitado da faculdade, tivemos que nos adaptar para poder construir o modelo exigido pelo concurso. Feita em nylon e acrílico, a xícara é revestida em tinta craquele (nossa perdi duas noites fazendo testes para chegar a esse aspecto da tinta, foram mais de 20 tentativas). E antes que haja alguma critica, as fotos acima são de um modelo e não de um protótipo.

Apesar da falta de tempo e dos limites impostos, gostei do resultado. E mesmo não estando dentre os três finalistas deste concurso nacional, valeu a pena as horas de pesquisa e dedicação.

Mas esse projeto não esta finalizado, estou trabalhando num modelo virtual para corrigir os erros e torna-lo mais bonito e funcional. Assim que tiver algo mais paupável eu posto aqui para vocês verem.

Se tiverem curiosidade em conhecer os projetos vencedores, segue o link: