domingo, 9 de novembro de 2008

WorkShop de Design FMU


Os amigos que me conhecem sabem que não gosto de trabalhar em algo impossível de ser produzido na realidade. Coisas fantasiosas e projetos luxuosos aonde o custo é fora da realidade são alguns exemplos de produtos que não me atraem nos dias de hoje.

Mas como para tudo existe excessões, tivemos um briefing interessante: Projetar algo que não pudesse ser fabricado. Isso mesmo! A intenção era projetar algo conceitual, algo com traços futuristas que não fosse para os dias de hoje, e sim para os dias de amanhã.

Lembro-me bem como foi pedido: "Para pesquisar, assistam Minority Report. E para projetar, vocês vão viajar na maionese". Foi dai que busquei o conceito de Empatia (clique na figura acima, para entender melhor o conceito).


Como Funciona?


A ideia é compartilhar um sentimento entre duas ou mais pessoas que estejam usando o sensor. Você o coloca na cabeça e ele automaticamente poderá transmitir dados do seu "interior" para oura pessoa que também esteja usando o aparelho.

Com uma tecnologia ainda desconhecida, ele desaparece assim que se encaixa entre as orelhas, se tornando algo desapercebido aos olhos nus. Ou seja, pode-se usar ao decorrer do dia e em qualquer situação conveniente.

Seria uma ótima ferramenta para compreendermos aquele filho rebelde ou aquele marido que sempre parecem estar em outro mundo não é mesmo? rs.

Tentei ao máximo deixar o projeto com caracteristicas simples, tanto na forma, quanto ergonomicamente. Leve e de fácil uso, só preciso da tecnologia e de um material que "suma" ao ser usado.

Gostei do resultado, e se quiserem prestigiar, a prancha do produto esta exposta na "Workshop de Design, Moda e Arquitetura" que acontece no mês de novembro no auditório da FMU do Campus Vila Mariana (em frente ao metro Vila Mariana).

Grande abraço a todos!

2 comentários:

Unknown disse...

Hein, vamos atualizar isto daqui!!!

Unknown disse...

Eu sei muito bem como é final de curso, TGI.. e tudo mais, nem quero lembrar do pânico com os prazos!!!

Brigada pelo post.

Estou fazendo curso numa escola próxima ao mêtro ana rosa, na frente, chama-se Escola Atelier, eu visitei ela e o Quanta Academia (que é muito conhecida), eu escolhi ela por suas coisas 1) As aulas era individualizadas, 2) Se eu falta posso repor.

Sempre fico tentada em procurar o Quanta por conta de sua popularidade e porque já vi vários blogueiros, que trabalham com ilustras que estão fazendo curso lá.

Mas eu gosto muito do jeito que é dado a aula na minha escola, curto as explicações de minha professora.

Estou estudando lá desenho Artístico, não tem nada com criação o meu curso, eu faço desenhos realistas, retrato, flor, perspectiva, garrafas e tal, mas esta ajudando a dar firmeza no meu traço. Eu estou gostando muito, percebi uma coisa muito legal, com a técnica qualquer um pode desenhar bem, desde que tenha vontade!

Você lembra de mim nas aulas da Sandra, putz, sempre tive muita dificuldade. Mas agora, percebo posso chegar muito longe só com a técnica.

PS, essa escola que eu faço é a mesma que a Érika fez, lembra que ela ficou de DP na Sandra, não por falta, mas pq que ela se negava a fazer os desenhos, pois não sabia, então, ela foi ter aulas la no Atelier, e ela perdeu esse medo, essa insegurança.

PS2: Cara, eu falo demais,

Bjão!!!