sábado, 8 de novembro de 2008

Concurso "Uma Xícara Brasileira de Cerâmica para café"


Essa é a Xícara Nordestina, desenvolvida no primeiro semestre de 2008. Foi um projeto que realizei pela faculdade para participar do concurso promovido pela Abceram (Associação Brasileira de Cerâmica).

Ela é baseada no contraste existente entre as castigadas regiões áridas e as lindas paisagens das savanas do nordeste brasileiro. De um lado, os "chãos" rachados com a escassez da água. Do outro, águas cristalinas das bacias e a bela vista da Chapada Diamantina.

Infelizmente tive que abrir mão de muitos aspectos importantes, devido a oficina e o maquinário limitado da faculdade, tivemos que nos adaptar para poder construir o modelo exigido pelo concurso. Feita em nylon e acrílico, a xícara é revestida em tinta craquele (nossa perdi duas noites fazendo testes para chegar a esse aspecto da tinta, foram mais de 20 tentativas). E antes que haja alguma critica, as fotos acima são de um modelo e não de um protótipo.

Apesar da falta de tempo e dos limites impostos, gostei do resultado. E mesmo não estando dentre os três finalistas deste concurso nacional, valeu a pena as horas de pesquisa e dedicação.

Mas esse projeto não esta finalizado, estou trabalhando num modelo virtual para corrigir os erros e torna-lo mais bonito e funcional. Assim que tiver algo mais paupável eu posto aqui para vocês verem.

Se tiverem curiosidade em conhecer os projetos vencedores, segue o link:

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei a xícara viu!!!!
Ficou linda!