quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Conjunto "No Spin" - Trator




Outro dia um amigo me cobrou: "E ai Josias, não vai colocar nenhum projeto de mecânica no blog?". Promessa é divida, e ai esta um pouco do que faço no dia a dia.

Como a maioria sabem, trabalho numa empresa do ramo de Tratores e cargas pesadas (www.geomaq.com.br). Lá desenvolvemos desde a cabine até os sistemas de freios e diversos sistemas de transmissões existentes no trator.

O conjunto mostrado acima é o conjunto "No Spin" composto pela caixa e semi-caixa. As duas peças foram modeladas no solidworks e a animação foi feita no e-drawings, por ética acho melhor não postar os desenhos técnicos e os resultados da modelagem.

Este tipo de modelagem é de suma importância, pois podemos verificar diversos fatores que podem otimizar ou dificultar a usinagem das peças, é possível verificar desgastes possíveis de atrito, vida útil dos componentes, propriedades de massa de acordo com os materiais empregados e etc.

Este conjunto tem muitas peças, vou tentar montar algo melhor, fazer uma vista explodida e fazer uma simulação de funcionamento .. assim que tiver algo mais complexo eu posto novamente.

Abraço a todos

2 comentários:

Unknown disse...

Apesar de não entender nada dessas peças eu adorei!!

Bem legal, hein! deve ser trabalhoso, né!

Unknown disse...

CARAAAAALHOOOO!!!! muito foda isso velho!!!!! adorei a ideia de simular os materiais e tudo mais muito bom isso em cara! deve ser um trampo do carmaba! eheh
Parabens! abraço!